Have an account?

sábado, setembro 19, 2009

“Matar homossexual virou diversão”

Levantamento da ONG Conexão G, e divulgado pelo site O Dia Online, revela que todos os dias pelo menos um homossexual é agredido nas comunidades carentes da Rio de Janeiro.

Pesquisa feita pelo Grupo Gay da Bahia mostra que o número de assassinatos de homossexuais cresceu 55% no País entre 2007 e 2008, quando foram identificados 190 casos, média de mais de um a cada dois dias. Doze deles no Rio. Presidente do Grupo Conexão G, Gilmar Santos alerta que este número pode ser ainda maior. “A opressão contra os homossexuais nas favelas vem aumentando a cada dia. Nas pesquisas de campo a gente descobre que a maioria dos casos não é registrada. E, mesmo quando as vítimas resolvem procurar a polícia, muitos preferem não revelar sua orientação sexual por temer mais violência”, explica.

Os países que seguem o Brasil nessa tabela são o México, que registrou 35 casos ano passado, e Estados Unidos, com 25. Números muito menores que os do Brasil.

Na Favela do Timbau, na Maré, a homofobia também vem marcando a vida dos homossexuais. Nascido e criado na comunidade, o travesti Marcela Soares, 40 anos, conta que já perdeu muitas amigas torturadas e assassinadas só por serem homo.

“Isso já está se tornando comum nas favelas. E a gente não pode fazer nada senão morre também”, lamenta Marcela, que admite sofrer com o preconceito. “A gente se sente humilhada, afinal também somos humanos como os heterossexuais e exigimos respeito”, desabafa Marcela.

O presidente do Grupo Gay da Bahia, Marcelo Cerqueira, ameaça denunciar o governo brasileiro à Organização das Nações Unidas e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos.

“Bater e matar homossexual já virou entretenimento popular nas favelas. Mas não vamos ficar assistindo a esse ‘homocausto’ (holocausto de homossexuais) de braços cruzados. Já que não temos força política para brigar por nossos direitos, esta é uma maneira de tentar nos proteger dessa violência”, explica Marcelo.

A matéria pode ser vista na íntegra no site O Dia Online

fonte: Parada Lésbica.

-> Muitas pessoas dizem que combater a homofobia é quase impossivel. Que são muitos contra poucos.
Sim, isso é infelizmente um fato.
E confesso que por pensar muito assim eu mesma nao fazia nada, achando que nao poderia adiantar de nada.
Mas esses dias ouvi um comentario da Tammy Miranda que me fez pensar muito.
Antigamente mulher não se votava, antigamente negros eram escravos. E hoje isso mudou.
Com o tempo tudo pode mudar. Demora, e muito.
nao é a toa que tem mulher que ainda é tratada como "sexo fragil" e o racismo, mas a pior parte ja passou.
Realmente nao podemos fazer nada de imediato, mas devemos esperar e lutar, ano apos ano.
Eu sinto, realmente, pelo Brasil ser um pais tão homofobico, e o que eu posso fazer é escrever no meu blog e pelo desabafar, e pedir a voces que fiquemos fortes pra aguentar ate um dia que seremos tratados como igual, perante a sociedade e a Deus.

obs.: gente, desculpe a falta de post. Ta foda de tempo!