Have an account?

domingo, maio 10, 2009

Cai na net trailer do filme que retrata a paixão entre dois irmãos

O trailer do polêmico filme de Aluízio Abranches, Do Começo ao Fim, já caiu na net e, em apenas um dia de circulação, já foi visto mais de 25 mil vezes. Ainda sem data de estreia, o longa brasileiro retrata a delicada relação entre dois irmãos que são muitos próximos quando crianças e, na vida adulta, acabam vivendo uma grande paixão.

Quando crianças os irmãos são interpretados por Lucas Cotrim e Gabriel Kaufmann, esse último viveu o menino Francisco na novela global Páginas da Vida. A mãe de Gabriel, Denise Kaufmann, disse em entrevista ao site OFuxico sobre sua tranquilidade em autorizar o ator a interpretar o papel. “Os irmãos se apaixonam, mas o filme não mostra nada de concreto entre os dois enquanto são crianças, nenhum contato físico. Todo o amor que ele sente pelo irmão mais velho é apenas insinuado”.

“Eu não poderia proibi-lo de fazer esse filme, primeiro porque seria um preconceito bobo de minha parte e, segundo, pelo fato de o longa ser muito delicado e belíssimo”, disse Denise.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Abranches afirmou que não foi fácil alcançar essa delicadeza. Foi necessário passar horas no analista para se sentir seguro e, assim, deixar o elenco também seguro em relação à trama.

A atriz Julia Lemmertz, que vive a mãe dos meninos, disse que ficou intrigada com o roteiro na primeira leitura. “Foi realmente essencial o elenco entender a paixão daqueles meninos sem preconceito, como algo que acontece com dois rapazes de bem com a vida”.

Globo mostra beijo gay em seriado


Sargento Selma (Hermila Guedes) e Jaqueline (Fabíula Nascimento) tocaram os lábios no fim do episódio. Algo que durou cerca de três segundos. A primeira, que é homossexual assumida no programa, queria provar para a namorada do Tenente Wilson (Murilo Benício) que não eram amantes. Por isso, o beijo.

O fato pode ser considerado uma vitória dos grupos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que viram nos últimos anos cenas do mesmo tipo serem censuradas pela direção da emissora. Em “Duas Caras”, Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Gui Palhares) terminaram o folhetim casando. Porém, sem o beijo. Em “América”, a cena final entre Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) chegou a ser gravada com direito a um super beijo. Porém, a Globo não permitiu que as imagens fossem exibidas. Há quem diga que houve revolta interna pela censura. E muitos protestos dos grupos contra homofobia.

Espera-se que o beijo em “Força Tarefa” passe a ser visto como algo natural dentro da dramaturgia global (e por que não dizer brasileira?). Não exibi-los é, sim, preconceito. Afinal, em uma novela, todas as classes esperam ser retratadas. Sejam os pobres, ricos, ruivos, negros ou loiros. Do que adianta inserir casais homossexuais nos folhetins se os mesmos mal se tocam? Não estamos aqui defendendo sexo explícito, longe disso. Mas se uma novela exibe cenas de beijo entre heterossexuais, por que não fazer o mesmo com pessoas do mesmo sexo?

A razão é o preconceito brutal que ainda existe neste país. A verdade é que as pessoas não estão preparadas para encarar, dentro da sua sala de estar, a consumação de uma relação homossexual. A TV tem o poder (e o dever) de ajudar a quebrar essas barreiras.

fonte: Parada Lesbica