Have an account?

segunda-feira, março 02, 2009

Versão gay de Romeu e Julieta gera polêmica na Inglaterra

Uma versão gay da peça Romeu e Julieta gerou polêmica no Parlamento britânico na última quinta feira, 26 de fevereiro. Romeu e Juliano foi escrita por um professor de teatro e encenada por adolescentes em uma escola londrina. A apresentação irritou o parlamentar Philip Davies. “Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso gostaria que seus filhos aprendessem sobre Romeu e Julieta e não sobre Romeu e Juliano”.

Segundo a BBC Brasil, a líder da Câmara dos Comuns, Harriet Harman, disse ao parlamentar que na época de Shakepeare muitos personagens femininos eram interpretados por homens e vice-versa. “Vamos realizar um debate na próxima semana para discutir a nova proposta para a legislação da igualdade. Assim, poderemos assegurar que todas as pessoas deste país sejam tratadas com justiça e respeito, e não sejam submetidas ao preconceito, à discriminação, e a comentários baratos como o seu”, disse ela a Davies.

O maior especialista em Shakespeare na Grã-Bretanha defendeu a montagem e afirmou que é “legítimo” adaptar a obra do autor. “Trata-se de um exercício legítimo encontrar significados para o público de hoje nos mitos e lendas do passado, principalmente se isso ajudar as pessoas a entenderem umas às outras”.

O assumido ator Ian McKellen, ativista LGBT, afirma que ficou emocionado “em ver crianças tentando combater a homofobia. E Romeu e Julieta provoca exatamente o tipo de discussão necessária para abordar os assuntos relativos à homossexualidade”.

fonte: Parada Lesbica

-> ui...

0 comentários: