Have an account?

domingo, maio 10, 2009

Globo mostra beijo gay em seriado


Sargento Selma (Hermila Guedes) e Jaqueline (Fabíula Nascimento) tocaram os lábios no fim do episódio. Algo que durou cerca de três segundos. A primeira, que é homossexual assumida no programa, queria provar para a namorada do Tenente Wilson (Murilo Benício) que não eram amantes. Por isso, o beijo.

O fato pode ser considerado uma vitória dos grupos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que viram nos últimos anos cenas do mesmo tipo serem censuradas pela direção da emissora. Em “Duas Caras”, Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Gui Palhares) terminaram o folhetim casando. Porém, sem o beijo. Em “América”, a cena final entre Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) chegou a ser gravada com direito a um super beijo. Porém, a Globo não permitiu que as imagens fossem exibidas. Há quem diga que houve revolta interna pela censura. E muitos protestos dos grupos contra homofobia.

Espera-se que o beijo em “Força Tarefa” passe a ser visto como algo natural dentro da dramaturgia global (e por que não dizer brasileira?). Não exibi-los é, sim, preconceito. Afinal, em uma novela, todas as classes esperam ser retratadas. Sejam os pobres, ricos, ruivos, negros ou loiros. Do que adianta inserir casais homossexuais nos folhetins se os mesmos mal se tocam? Não estamos aqui defendendo sexo explícito, longe disso. Mas se uma novela exibe cenas de beijo entre heterossexuais, por que não fazer o mesmo com pessoas do mesmo sexo?

A razão é o preconceito brutal que ainda existe neste país. A verdade é que as pessoas não estão preparadas para encarar, dentro da sua sala de estar, a consumação de uma relação homossexual. A TV tem o poder (e o dever) de ajudar a quebrar essas barreiras.

fonte: Parada Lesbica

0 comentários: