Have an account?

terça-feira, dezembro 08, 2009

Votos contra a criminalização da homofobia foram maioria


A posição contrária à lei que penaliza a homofobia foi maioria na enquete feita pelo Senado Federal em novembro.

A votação foi encerrada dia 30 de novembro. Oficialmente, 51,54% disseram não à aprovação da idéia e 48,46% disseram sim. Foram 465.326 votos, o maior número registrado pelo Senado neste ano nas suas enquetes mensais.

A Agência Senado frisa que as enquetes pela internet não utilizam métodos científicos, apenas colocam os temas em debate.

Em 2008 foi realizada uma pesquisa a respeito do tema pelo Senado, essa sim com métodos científicos, e nesse caso, 70% dos entrevistados foram favoráveis ao projeto que criminaliza a homofobia .

A pesquisa foi realizada por meio de telefone entre os dias 6 e 16 de junho do ano passado, entrevistou 1.122 pessoas maiores de 16 anos, com acesso a telefone fixo e residentes em capitais brasileiras. A maioria dos entrevistados é do sexo feminino (54%), reside na região Sudeste (48%), possui o nível médio (51%), está na faixa etária entre 20 e 29 anos (24%) e tem renda familiar entre dois e cinco salários mínimos.

De acordo com a pesquisa, a região Sul foi a que apresentou o maior índice de concordância com a proposta (73%), entre pessoas com nível superior (78%) e idade entre 16 e 29 anos (76%). Já os menores índices de concordância foram registrado na região Centro-Oeste (55%), entre os que cursaram até a quarta série do ensino fundamental (55%) e pessoas com mais de 30 anos (67%).

Quanto à enquete desde ano, o resultado foi muito mais apertado e a diferença para os dados científicos são gritantes.

A enquete foi vítima de ataque de hackers, nos primeiros 90 minutos de funcionamento foram contabilizados 250 mil votos, com maioria esmagadora sendo contra a aprovação.

“Não podemos dizer que em nossa sociedade tem democracia plena se não garantirmos direitos iguais para todos. Principalmente a população LGBT, hoje, está vivenciando aquele preconceito que enfrentamos quando se discutiu a questão do racismo. Se formos ver, o mesmo setor que antes dizia que o país não era racista é o mesmo que diz que o Brasil não é homofóbico e que não precisa de legislação específica”, defende Fátima Cleide (PT-RO), senadora e relatora do projeto de criminalização da homofobia.

Criminalização da homofobia

Você é a favor do PLC 122/06, que torna crime o preconceito contra homossexuais?

Período: 01/11/2009 a 30/11/2009
Número de votos: 465.326

enquete7

0 comentários: