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terça-feira, março 17, 2009

Empresa dona da Elma Chips se manifesta sobre comercial do Doritos considerado homofóbico


A PepsiCo, companhia detentora da marca Elma Chips, divulgou uma nota esclarecendo o posicionamento da empresa no que diz respeito ao comercial do snack Doritos classificado por alguns como homofóbico e preconceituoso. No vídeo, um jovem faz a coreografia da música YMCA, frequentemente associada ao universo gay, diante dos olhares de desdém dos amigos.

De acordo com a PepsiCo, a corporação jamais discriminaria qualquer publico, já que teria políticas para promover a diversidade e inclusão. Segundo a nota, que repete as argumentações da agência de publicidade responsável pelo vídeo, o intuito da campanha é estimular o consumo compartilhado de snacks, pois pesquisas indicariam que as pessoas costumam comer salgadinhos sozinha. Para tanto, a estratégia adotada teria sido a de lembrar que todos já pagaram micos na frente dos amigos. A coreografia de YMCA representaria só uma “dancinha ultrapassada”, tratada de forma “irreverente”.

No encalço
Na última semana, a ABGLT apresentou uma reclamação sobre o comercial ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), pedindo que o órgão analise o caso. O CONAR anunciou que instaurou o processo ético nº 074/09. De acordo com o órgão, o processo será julgado em breve com decisão publicada no canal de Notícias de seu site.

Leia na íntegra a nota da PepsiCo:
Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo público, em pesquisa, antes do início da veiculação, justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos – o próprio Orkut conta com comunidades como “Eu Já cantei no karaokê”, “Eu já fiz dancinha do YMCA”, entre outras, comprovando como é mesmo engraçado. Os filmes estão agradando muitos consumidores, que têm se manifestado sobre a graça da situação. Da mesma forma, o site da campanha está com um grande número de participações e muitas fotos de pessoas que entraram no espírito da brincadeira e quiseram dividir e se divertir com os micos postados no site.

Especificamente no caso do YMCA, a dancinha é tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.

Respeito, compartilhamento e inclusão foram e sempre serão valores indispensáveis para a Pepsico.



fonte: Parada Lesbica

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