Have an account?

sexta-feira, abril 03, 2009

Oração aos homofóbicos

Por Paco Llistó do Dykerama.

"Eu não posso deixar que ninguém saiba que eu não sou hétero. Isso seria tão humilhante. Meus amigos iriam me odiar, com certeza. Eles poderiam até me bater. Na minha família, já ouvi várias vezes eles falando que odeiam os gays, que Deus odeia os gays também. Isso realmente me apavora quando escuto minha família falando desse jeito, porque eles estão realmente falando de mim... Às vezes eu gostaria de desaparecer da face da Terra."

É assim que Bobby, um jovem americano de 20 anos, descreve em seu diário a angústia de ser gay e de não ser aceito pela própria família ultra-católica. Bobby é o protagonista de “Prayers for Bobby”, filme que não tem previsão de estreia no Brasil e que foi produzido pelo canal de TV Showtime.


Assisti ontem a esse belo e tocante filme. Fiquei emocionado com a grandeza épica da produção, que conta com Sigourney Weaver no elenco (em atuação absolutamente convincente). Por ter sido produzido para a TV, “Prayers for Bobby” tem caráter doutrinador, porque em certos momentos contrapõe de maneira incisiva a visão preconceituosa da Igreja em relação aos homossexuais. Por esse motivo, o longa tem importância não apenas como obra artística, mas também como mensagem institucional (duas entidades gays são citadas, a P-FLAG, que reúne pais de homossexuais nos EUA, e a ICM – Igreja da Comunidade Metropolitana, que tem representação aqui no Brasil).

Fiquei pensando numa maneira de orar pelos preconceituosos, que insistem em nos “curar” e que usam a Bíblia para nos atacar. Vamos entoar a oração e pedir para que um dia o mundo seja um pouquinho mais tolerante?

Pai,
Perdoai aqueles que se dizem Seus porta-vozes
Que acreditam que estão fazendo justiça em Vosso nome
Tem compaixão por Seus filhos que usam a Bíblia para proferir inverdades contra nós

Pai,
Sabes que o que fazemos não é pecado
Que amamos nosso igual porque cremos na dádiva maior que é o Amor
Sabes também que temos fé e que nossas crenças não são diferentes da maioria

Por isso, Pai, proteja-nos dos ataques que recebemos diariamente
Orienta-nos para seguirmos sempre o melhor caminho
Olhe por nossa proteção e existência

Em nossa luta diária, dê-nos força para mudarmos o mundo
Para plantarmos a tolerância e a união
E orientarmos os preconceituosos em direção ao respeito

Pai,
Perdoai os homofóbicos
Eles não sabem o que fazem

Amém!

0 comentários: