Have an account?

quinta-feira, março 19, 2009

Pesquisa mostra quantidade de homossexuais e bissexuais em 10 cidades brasileiras

A mais nova pesquisa a ser incorporada no acervo da Coordenação de Pesquisas do Estruturação - Grupo LGBT de Brasília dá conta da quantidade de homossexuais e bissexuais de 10 capitais brasileiras, aí incluso o Distrito Federal. De acordo com o levantamento, 10,8% dos homens e 5,1% das mulheres com mais de 18 anos de idade da capital de República são homossexuais ou bissexuais, o que significa cerca de 135 mil indivíduos (levando em conta o número de pessoas acima de 18 anos de idade que moram no DF e não a totalidade de habitantes da unidade da Federação conforme dados referentes a 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa, intitulada Mosaico Brasil, feita pelo Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e divulgada no final de 2008, é uma das mais amplas do país a respeito do tema. Foram ouvidas 8.200 pessoas. O estudo foi feito sob encomenda do laboratório Pfizer, que fabrica o Viagra.

Welton Trindade, titular interino da Coordenação de Pesquisas do Estruturação, diz que o levantamento é importante para que a sociedade reconheça o quanto homossexuais e bissexuais são presentes na sociedade e merecem respeito. “Claro que um só ser um humano deve ter seus direitos preservados e promovidos. A questão não deve ser numérica, mas não se pode ignorar o quanto índices como os apresentados pela Mosaico Brasil são importantes para que o poder público e o país de forma geral vejam o quanto nós homo e bissexuais integramos a sociedade.”

A coordenação de pesquisas da entidade, explica Trindade, hoje o maior centro de pesquisas sobre LGBT do Brasil, tanto promove quanto armazena levantamentos sobre o tema. Daí a incorporação agora das informações apresentadas pela Universidade de São Paulo. “Pesquisas são fundamentais tanto para que nós próprios e próprias nos conheçamos quanto para que governos e sociedade enxerguem a nós, nossas vidas e nossos anseios como cidadãs e cidadãos”, completa Trindade.

Dentre alguns destaques da pesquisa há o fato de o Rio de Janeiro possuir cerca de o dobro de homens não-heterosexuais em relação às outras capitais (19,3% dos cariocas estão nessa categoria), de Manaus ser a única capital em que há mais mulheres homo e bissexuais do que homens homo e bissexuais e de que homossexuais são sempre mais numerosos que bissexuais.

Sobre os números, Trindade lida com um possível aumento devido à homofobia e a falta de auto-aceitação de que não se é heterossexual. “O receio da discriminação social e a própria falta de admitir a si própria que se é homo ou bissexual pode levar uma pessoa a não ser sincera ao responder uma pesquisa. Conhecidos meus, por exemplo, que são homo ou bissexuais, disseram que declariariam ser heterossexuais em um levantamento como esse. Portanto, não é errado ter a perspectiva de que a quantidade de homo ou bissexuais seja maior do que a captada pelo estudo.”

A falta de auto-aceitação e o preconceito contra o segmento pode ter tido outra influência importante nos números, defende o coordenador. “Uma cidade onde há maior respeito à diversidade de orientação sexual é um ambiente em que os e as homossexuais e bissexuais se sentem mais à vontade para serem eles e elas mesmo. E o contrário também é verdade. Portanto, os números devem ser lidos sob essa linha de análise. Uma cidade com cultura mais homofóbica pode ter tolhido respostas verdadeiras e uma capital com mais aceitação a homo e bissexuais pode ter ocasionado posturas mais francas.”

Dados da pesquisa Mosaico Brasil sobre orientação sexual de pessoas acima de 18 anos de idade (não aplicar esses dados ao total de habitantes das capitais).

Brasília
Homens: 7,9% homossexuais, 2,9% bissexuais. Total: 10,8%
Mulheres: 4,5% homossexuais, 0,6% bissexuais. Total: 5,1%



Salvador
Homens: 8% homossexuais e 1,6% bissexuais. Total: 9,6%
Mulheres: 5,3% homossexuais e 1,2% bissexuais. Total: 6,5%



Fortaleza
Homens: 7,2% homossexuais e 3,4% bissexuais. Total: 10,6%
Mulheres: 6,1% homossexuais e 2% bissexuais. Total: 8,1%



Manaus
Homens: 4,9% homossexuais e 1,6% bissexuais. Total: 6,5%
Mulheres: 9% homossexuais e 1,2% bissexuais. Total: 10,2%



São Paulo
Homens: 7,7% homossexuais e 1,7% bissexuais. Total: 9,4%
Mulheres: 5,3% homossexuais e 1,7% bissexuais. Total 7%



Rio de Janeiro
Homens: 14,5% homossexuais e 4,8% bissexuais. Total: 19,3%
Mulheres: 7% homossexuais e 2,3% bissexuais. Total: 9,3%



Belo Horizonte
Homens: 6,4% homossexuais e 2,8% bissexuais. Total: 9,2%
Mulheres: 3% homossexuais e 1,5% bissexuais. Total: 4,5%



Curitiba
Homens: 5,4% homossexuais e 2% bissexuais. Total: 7,4%
Mulheres: 4,3% homossexuais e 1,4% bissexuais. Total: 5,7%



Porto Alegre
Homens: 5,8% homossexuais e 1,3% bissexuais. Total: 7,1%
Mulheres: 3% homossexuais e 1,8% bissexuais. Total: 4,8%



Cuiabá
Homens: 4,6% homossexuais, 4,1% bissexuais. Total: 8,7%
Mulheres: 2,6% homossexuais, 0% bissexuais. Total: 2,6%



Média das 10 capitais pesquisadas:
Homens: 7,8% homossexuais e 2,6% bissexuais. Total: 10,4%
Mulheres: 4,9% homossexuais e 1,4% bissexuais. Total: 6,3%

fonte: Parada Lesbica



-> Ual, ja é alguma coisa... o/

0 comentários: